Identidade da Azuma Kirin Company conquista o reconhecimento do mercado publicitário no 4º Prêmio ABC da Comunicação

2016 ainda não terminou, mas pode-se dizer com toda certeza que foi um ano marcante na história de mais de 80 anos da atual Azuma Kirin Company.

Neste ano, a antiga marca Tozan, especializada em produtos para gastronomia oriental, evoluiu, se reposicionando no mercado como Azuma e tendo como principal objetivo atender a demanda exigente da gastronomia nipônica. Este foi o primeiro desafio entregue à agência Galpão162, criar algo novo sem esquecer a essência de uma marca com tanta tradição. “Foi uma mudança bastante delicada, pois a Tozan era uma marca de 80 anos de mercado e muito assimilada pelo público tradicional japonês. Porém, o time de marketing estava muito determinado no novo posicionamento e deixou claro o novo objetivo e caminho que deveriam ser seguidos. O ponto mais delicado foi posicionar um novo conceito, mas mantendo o símbolo antigo fazendo apenas uma releitura. O resultado foi incrível, pois além de conseguirmos atender as expectativas conseguimos através desse redesign construir uma base para posicionar e reconstruir a marca”, contou Gustavo Loureiro, Diretor de Criação da agência.

 

Missão cumprida. Mas era hora de algo maior. Era hora de dar cara à uma nova marca, era hora de traduzir o que seria a Azuma Kirin Company, que surgiu para representar a linha Azuma e a linha Azuma Kirin. Omar, Diretor de Negócios da agência, conta que, no início, o objetivo era que o trabalho fosse algo simples, para ser utilizado apenas nos níveis comerciais e administrativos, mas a equipe acreditou que o projeto merecia ser especial. “Como a mudança estrutural dentro da empresa estava acontecendo na nossa frente, enxergamos a oportunidade de acompanhar esse movimento e propor algo além, que contasse a história do que estava acontecendo e definisse pilares fundamentais para cultura organizacional da nova empresa”.

 

Para representar todos os objetivos e produtos da marca criou-se um diamante composto por sete triângulos – e que sutilmente lembra o mapa do Brasil e forma as iniciais da empresa – que representa a importância do que extraído da terra, ou seja, das origens. Cada um dos triângulos, além de representar os produtos de ambas as linhas, também carrega o significado de todos dos pilares da empresa e expressa a importância de cada um deles: pessoas, natureza, futuro, mercado, paixão, experiência e tradição.

O projeto cresceu e ganhou a força e tamanho que lhe era merecido. Cada detalhe lembrava a história e essência da empresa, mas também vislumbrava a reflexão do que o futuro trará. “Nossa proposta foi tão bem aceita que elevou a expectativa da empresa a ponto de demandar mudanças ainda maiores. Foi o que aconteceu e pudemos administrar um trabalho de Brading completo, desde a execução da nova marca, como definição dos valores, pilares, conceito criativo do novo escritório. Um novo portal online, redes sociais, material comercial e etc. Para nossa felicidade a apresentação da marca foi um sucesso, aprovada de primeira e levada ao Japão para aprovação da diretoria na Kirin Holding. Foi um marco para nós como profissionais e com certeza para a empresa e sua nova jornada”, lembra Gustavo.

E como o ano estava destinado a ser marcado por novidades, uma a mais não faria mal algum. Os trabalhos desenvolvidos pela Galpão162 para a Azuma Kirin Company trouxem para a empresa o primeiro reconhecimento em uma premiação publicitária. Em setembro, a agência levou dois troféus do 4º Prêmio ABC da Comunicação para casa: ouro na categoria Melhor Branding e o Grand Prix Design, título concedido pelo comitê do júri ao trabalho que mais levou criatividade para a premiação.

“Ficamos, é claro, muito satisfeitos com a premiação. Nunca havíamos recebido algo neste sentido, mesmo porque é a primeira mudança relevante que a companhia efetua a título de posicionamento/reposicionamento de marca e de comunicação, apesar de seu grande tempo de mercado. Então, a premiação tangibiliza todo o esforço e tempo (muito tempo) dedicado de todos os envolvidos para o desenvolvimento da marca e dos materiais que a suportam”, declarou Michael Marçal, analista de Marketing da Azuma Kirin Company.

Inesperado, o reconhecimento teve impacto direto e positivo também para a agência. “Era algo que de longe nem imaginávamos. Nós não somos muito de prêmio, trabalhamos tão focados e imergidos no processo que não percebemos o barulho acontecendo lá fora. Então soou como um chacoalhão bom para nós, motivou a todos aqui dentro! Estamos determinados a valorizar e mostrar mais os resultados dos nossos trabalhos”, confessou o Diretor de Negócios.

De fato, o ano ainda não terminou. Mas quando for para fechar, o ouro da chave já está garantido tanto para a Agência Galpão162, quanto para Azuma Kirin Company.

 

2017-06-23T12:19:07+00:00 11/11/2016|Notícias|